Troço de acesso à Leprosaria da Funda vai beneficiar de melhoria

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 03 Abril De 2024    13h14  
Efeito das chuvas
Efeito das chuvas
Herlander Massaqui

Cacuaco – O troço rodoviário de acesso à Leprosaria da Funda, de cerca de oito/dez quilómetros a partir do desvio principal da Estrada Nacional (EN) 110, Cacuaco-Icolo e Bengo, vai beneficiar de obras de melhoria, no segundo trimestre do ano em curso.

 O facto foi anunciado à ANGOP, nessa terça-feira, pelo coordenador administrativo da referida instituição, Inâncio Duluma, que avançou ter recebido tal garantia da Administração Municipal de Cacuaco sobre a existência de uma equipa técnica que fará a respectiva intervenção no troço, após o termo da presente época chuvosa. 

Numa reportagem feita ao local, nessa terça-feira, à ANGOP constatou que o troço encontra-se em acentuado estado de degradação e, por esse motivo, a circulação rodoviária está limitada.

A Leprosaria da Funda, que dista a cerca de 15/20 quilómetros da sede municipal de Cacuaco,  a norte da cidade de Luanda, atende em média/dia 150 utentes,  desde o banco de urgência e consultas externas até a área da saúde materna.

Muitos dos utentes que acorrem ao local, em busca de assistência médica-medicamentosa e vice-versa, bem como funcionários, fazem-nos por motorizadas de duas rodas ou a pé, já que os vulgos “kupapatas” de três rodas também encontram as mesmas dificuldades de mobilidade, devido às águas estagnadas ao longo da via.

Caracterizado pelo estado lamacento, argiloso e escorregadio, enfrentado apenas por viaturas de grande porte ou 4x4 (as ligeiras alcançam ao local com enormes dificuldades), a rua de acesso à leprosaria, a partir da estrada principal-EN 110, é um “Calcanhar de Aquiles”, sobretudo nessa época chuvosa, reconheceu o coordenador administrativo da instituição hospitalar, Inâncio Duluma.SEC/AC

 

 





+