Luanda – As trocas comerciais entre Angola e Indonésia registaram um aumento significativo de 634 milhões de dólares norte-americanos, em 2021, para USD 1,2 mil milhões (1 USD vale Kz 827), em 2022, fruto do reforço da cooperação bilateral registado nos últimos anos.
O facto foi revelado, recentemente, em Windhoek, pelo embaixador da Indonésia na Namíbia acreditado também em Angola, Wisnu Pratignyo, durante a cerimónia de tomada de posse do primeiro cônsul honorário deste país asiático em Angola, Vicente Inácio.
Citado em nota de imprensa, enviada esta segunda-feira à ANGOP, o diplomata Wisnu Pratignyo reconheceu existir relações amigáveis e produtivas entre os dois países, uma cooperação que tem sido reforçada por uma série de visitas de alto nível realizadas nos últimos anos, com destaque para a visita do corpo diplomático angolano à Indonésia em 2016.
Quanto à tomada de posse do primeiro cônsul honorário da Indonésia em Angola, o embaixador disse esperar que Vicente Inácio apoie a Embaixada na promoção das relações bilaterais.
Clarificou que a nomeação do cônsul honorário resulta da implementação tangível da primeira consulta política entre Indonésia e Angola, realizada virtualmente no dia 7 de Outubro de 2021.
Por seu turno, o primeiro cônsul honorário da Indonésia em Angola, Vicente Inácio, disse que a Indonésia e Angola partilham interesses no domínio da economia, agricultura, petróleo e gás.
Segundo Vicente Inácio, o trabalho com a embaixada da Indonésia poderá contribuir para o reforço e ampliação das relações bilaterais, incluindo a sensibilização do povo dos dois países.
Ainda a propósito desse acto, o conselheiro especial do ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Acep Somantri, afirmou que o cônsul honorário representa a extensão da embaixada do seu país em Windhoek, com vista a apoiar a missão diplomática em Angola.
“A nomeação de cônsules honorários em África reflecte o compromisso incansável do Governo da Indonésia em fortalecer as relações com os países africanos, apoiando a diplomacia económica e a protecção dos cidadãos indonésios”, reforçou.
Por isso, Acep Somantri reiterou o compromisso do Governo e da missão diplomática da Indonésia apoiar e trabalhar em conjunto com o cônsul honorário.
Actualmente, a Indonésia regista 109 cônsules honorários que trabalham em 89 países, dos quais 30 em África.
A cerimónia da tomada de posse do primeiro cônsul honorário da Indonésia em Angola, Vicente Inácio, que vai exercer as suas funções num período de cinco anos (2023/2028), teve lugar na Embaixada da Indonésia em Windhoek, um acto que foi testemunhado pela embaixadora de Angola acreditada na Namíbia, Jovelina Imperial, funcionários da Embaixada da Indonésia, entre outras individualidades. QCB