Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Trocas comerciais Angola/Austrália rondam os USD 200 milhões

     Economia              
  • Luanda • Terça, 25 Julho de 2023 | 18h03
As relações comerciais entre os dois países assentam no sector mineiro
As relações comerciais entre os dois países assentam no sector mineiro
Quinito Bumba

Luanda - As trocas comerciais entre Angola e Austrália rondam entre 100 e 200 milhões de dólares norte-americanos, anunciou hoje o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola/Austrália (CCIA-AU), Divaldo dos Santos.

Segundo o presidente da câmara, embora as trocas comerciais sejam maioritariamente de empresas mineiras robustas, o volume de negócios está à quem da realidade económica dos dois países, pelo facto de Angola contar com a presença de sete empresas australianas, enquanto a Austrália regista duas firmas angolanas.

Divaldo dos Santos, que falava na 1ª conferência anual da Câmara de Comércio e Industria Angola – Austrália, decorrido sob o lema ”O desafio de conectar empresas angolanas e da região da África Austral com o ecossistema de negócios australianos”, referiu que, para ultrapassar tal desiderato, há toda uma necessidade das empresas se unirem.

Precisou que os maiores desafios residem na obtenção de vistos, que em muitos casos se torna barreira para os empresários que queiram investir ou estabelecer parcerias entre os dois países. “O que falta da parte do empresariado é reunirem-se para em conjunto encontrarem sinergias ou estratégias que visam facilitar as negociações entre os dois países".

Por sua vez, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, sublinhou que o fórum dará maior impulso aos empresários angolanos, no sentido de aproveitarem as oportunidades de negócios.

 Amadeu Nunes ressaltou que a ligação vai enquadrar melhor as intenções de investimento, porquanto entende que as parcerias com as empresas australianas são de extrema importância para o desenvolvimento de novos projectos e negócios, além de aumentar o fluxo de investimento entre os dois países.

Por outro lado, foram apresentados, na ocasião, os membros da câmara, que existe  desde 2019, e conta já com 30 associados.

Relações bilaterais entre Angola e Austrália

A Austrália é um dos maiores investidores estrangeiros na indústria mineira africana, com mais de 200 empresas a operar em 35 países. Apoia também a segurança alimentar e a agricultura sustentável em África, através de programas de cooperação técnica, pesquisa e inovação, no âmbito estritamente económico.

As relações diplomáticas entre Angola e Austrália foram estabelecidas em 1976, logo após a independência de Angola. Desde então, as relações entre os dois países têm sido cordiais e de cooperação em várias áreas, particularmente no mercado mineiro.

Angola e Austrália são membros de organizações internacionais como Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Existe também um acordo de cooperação entre as duas nações no campo da agricultura.

Além disso, a Austrália é um importante parceiro comercial de Angola, exportando principalmente equipamentos e serviços para o sector de mineração angolano. Há também um número significativo de estudantes angolanos na Austrália a se formarem nas diversas áreas, como negócios, tecnologia, entre outros. JAM/PPA





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+