Ondjiva - A emissão de diversos documentos ligados ao sector dos transportes permitiu arrecadar, em 2024, na província do Cunene, quatro milhões 395 mil e 600 kwanzas, mais 180 mil em relação ao 2023, confirmou esta quinta-feira, nesta localidade, a directora provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana no Cunene, Geraldina Paredes.
Em declarações à ANGOP, a fonte referiu que o montante arrecadado resultou da emissão de 93 licenças de veículos de passageiros e mercadorias, 45 alvarás e nove declarações.
Segundo a responsável, para o presente ano, o sector está a reforçar as campanhas de fiscalização e sensibilização sobre legalização dos veículos que exercem a actividade de táxi, assim como as oficinas e lojas de venda de peças.
Realçou que muitos operadores do sector dos transportes, sobretudo os taxistas, furtam-se ao pagamento da licença anual, pelo que devem evitar este tipo de comportamento.
Geraldina Paredes disse ainda que muitos operadores de transportes públicos que receberam autocarros a título de crédito, desde 2020, no Cunene, "não estão a honrar com a amortização da dívida contraída", alegando dificuldades económicas, inoperância de alguns meios, alta do preço das peças e o baixo processo de facturação.
Actualmente, o gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana no Cunene controla 75 oficinas e instalações afins, 22 operadoras de transportes públicos, entre interurbano, municipal e interprovincial, 23 despachantes e quatro operadores logísticos.
Tem ainda sob controlo 342 viaturas (azul e branco) no exercício da actividade de táxi, das 642 anteriores, sendo 300 encontram-se paralisadas por avaria e mau estado técnico, assim como mais de cinco mil moto-taxis. PEM/LHE/QCB