Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Transição energética é imprescindível para desenvolvimento de Angola

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 18 Julho de 2022 | 14h01
Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jánio Correia Victor
Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jánio Correia Victor
Rosário dos Santos

Luanda -  O secretário de Estado para Recursos Minerais, Jánio Correia Victor, realçou hoje que a transição energética para energias renováveis (fotovoltaica) é imprescindível e necessária para o desenvolvimento que se quer de Angola.

Segundo o responsável, as energias renováveis se posicionam como uma fonte em pleno desenvolvimento, que estão vinculadas com a preocupação actual de preservar o ambiente e isenta de qualquer poluição e resíduos.

Jánio Victor, que prestigiou o dia dedicado ao sector dos petróleos na FILDA 2022, disse que a  Sonangol já trabalha na Huíla, Cabinda, Namibe e Cuanza Sul em projectos para  produzir energias renováveis, desde o princípio deste ano.

Para Angola cumprir com o objectivo traçado, de começar a produzir energias renováveis, disse o secretário de estado, é imprescindível explorar outras fontes de energia, sendo as renováveis o futuro.

 O processo em curso, com os projectos já em desenvolvimento na província do Namibe, em parceria com a Eni, e na Huíla, com a petrolífera Total. Além dessas iniciativas está projectado um centro de pesquisa para produção de hidrogénio na província do Cuanza Sul.

 A Sonangol está em parceria com a Eni, em Caraculo, na província do Namibe, que é um projecto de energias renováveis, uma fotovoltaica para cerca de 25 megawatts, numa primeira fase, e mais 25 megawatts na segunda fase.

Os projectos da província da Huíla, nos municípios de Caraculo e Quilemba, sendo que este último terá uma capacidade inicial para 37 megawatts, que deve evoluir para 80 megawatts, liderado pela francesa, Total.

E, no quadro do dia dos petróleos, na FILDA 2022, foi realizada uma conferência com tema " Conteúdo Local no sector petrolífero e oportunidades de negócios", que juntou várias empresas que operam no sector 

Nesta 37ª edição da FILDA 2022, o sector petrolífero está em grande com a presença das principais empresas do ramo nacionais e estrangeiras, com realce para as exploradoras e prestadoras de serviços e de bens.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+