Tômbwa - Cerca de setenta e quatro mil e 196 toneladas de pescado diverso foram capturado, de Janeiro a presente data, no município do Tômbwa, província do Namibe, pelas operadoras do seguimento da pesca artesanal, um aumento de 16 mil e 576 toneladas em relação ao igual período anterior.
A informação foi avançada pelo director municipal das Pescas, Ivanilson Bamby, para quem o aumento das capturas deveu-se a melhoria no sistema de estatística e o combate a pesca ilegal.
O responsável destacou o carapau, a sardinha, cachucho e cavala, como as espécies mais capturadas, apontando como principal destino de venda a província da Huíla.
Por outro lado, adiantou que 50 jovens de cinco cooperativas, que se dedicam a pesca artesanal, beneficiaram de um financiamento de sete milhões de kwanzas.
"De forma indirecta este financiamento vai beneficiar 250 jovens inseridos na cadeia de valor da pesca artesanal, como armadores marinheiros, transportadores de pescado e vendedores", salientou.
O director municipal das Pescas, fez saber ainda que foram registadas mais de 140 Infracções, no referido período, que culminaram com a arrecadação de mais de cinco milhões de kwanzas em multas aplicadas.
Das infrações destacam-se a falta de legalização, artes de pesca proibida e a captura de pescado com tamanho mínimo.
O município do Tômbwa controla 346 embarcações e 20 mil famílias que praticam a actividade da pesca artesanal.VR/FA/ASS