Lobito - O terminal mineraleiro do Porto do Lobito recebeu, esta sexta-feira, pela primeira vez, um navio com quarenta mil e quinhentas toneladas de enxofre granulado, soube a ANGOP.
Segundo o director do terminal, Fernando Antunes, trata-se de uma carga em trânsito, transportada pelo navio "Lindsaylou", com bandeira das Ilhas Marshall e proveniente do Catar, com destino à República Democrática do Congo.
"Estimamos uma operação de descarga de oito dias. Estamos com determinada expectativa, porque tanto pode correr da melhor ou pior manera", considerou o director.
Para a operação de descarga, segundo Fernando Antunes, estão mobilizados cerca de 80 operadores para funcionar em três turnos por dia.
Questionado sobre a perspectiva de recepção de outros carregamentos, disse que, possivelmente, no final deste ano, haja uma segunda escala de enxofre.
"Estamos neste momento a criar as condições para as manobras, pensando já nos carregamentos de cobre provenientes da RDC", disse.
Este é o primeiro descarregamento deste elemento químico, desde que o consórcio Lobito Atlantic Railway assinou o contrato de concessão dos serviços ferroviários e de logística de suporte do Corredor do Lobito, no dia 4 de Julho de 2023.
O terminal mineraleiro foi construído no âmbito do projecto de ampliação do Porto do Lobito, que iniciou em Março de 2008, tendo sido concluído em 2012.
Conta com um cais de 310 metros, uma área total de cerca de 200 mil metros quadrados e tem capacidade para receber navios de 50 mil DWT (arqueação bruta). TC/CRB