Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Terminal fluvial do Kimbumba pode ser encerrado

     Economia              
  • Zaire • Segunda, 07 Outubro de 2024 | 12h21
Momento de embarcação no porto de Kimbumba
Momento de embarcação no porto de Kimbumba
Manuel Zamba - ANGOP

Soyo - O comandante nacional da Polícia de Segurança dos Objectivos Estratégicos, comissário-chefe António Simão Leitão Ribeiro, advogou o encerramento do terminal fluvial do Kimbumba, localizado no município do Soyo, província do Zaire, por carecer de condições adequadas para o seu funcionamento.

Como alternativa, o comissário-chefe, que falava à imprensa, sugeriu a transferência dos serviços ali prestados para o actual e moderno Terminal Fluvial de Passageiros e Cargas, erguido recentemente pelo Executivo angolano.

O terminal fluvial do Kimbumba é o ponto através do qual se efectuam as trocas comerciais com a República Democrática do Congo (RDC) e Cabinda.

António Ribeiro integrou uma delegação coordenada pelo secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos do Estado, secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos do Estado, que durante três dias inspeccionou as infra-estruturas críticas nos municípios do Soyo e Nzeto.

A propósito, a ANGOP ouviu, esta segunda-feira, a reacção dos agentes privados que prestam serviço no Kimbumba e, na sua maioria, concorda com a medida do encerramento deste porto fluvial, por entender que não possui condições para o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.

Para o despachante aduaneiro Simão Luyindula, esse terminal carece de um cais e outras infra-estruturas de apoio, pelo que a carga e descarga das mercadorias são feitas de forma manual, colocando em risco vidas humanas.

Por seu lado, Isabel Nkiambi, gerente de um armazém no Kimbumba, disse ter já perdido enormes quantidades de mercadorias que tinham como destino a  RDC, por naufrágio da embarcação artesanal que as transportava.

“Estes pequenos barcos não têm condições para este tipo de operações, mas arriscamos mesmo assim, porque é o negócio que nos permite ganhar o nosso pão de cada dia”, referiu.

A interlocutora aplaudiu a intenção da transferência dos serviços para o novo Terminal de Passageiros e Cargas, mas defendeu que todos os agentes que trabalham no Kimbumba sejam bem enquadrados no novo espaço.

O porto fluvial do Kimbumba localiza-se num dos canais navegáveis do rio Zaire, para onde afluem, diariamente, centenas de camiões carregados de mercadorias diversas, provenientes de vários pontos do país.

Produtos da cesta básica, utensílios domésticos, materiais de construção civil e outros bens são embarcados para a RDC e Cabinda através do mesmo. PMV/JL

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+