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Terminal do Porto de Luanda estimula crescimento económico da Região Central

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 16h06
Um ângulo do porto de Luanda
Um ângulo do porto de Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A modernização do Terminal Multiuso do Porto de Luanda vai aumentar a capacidade logística do país e estimular o crescimento económico da região central e ocidental do continente africano, considerou esta quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítima e Portuária, Rui Carreira.

Ao intervir na cerimónia de entrega oficial do dessa infra-estrutura portuária ao grupo empresarial dos Emirados Árabes Unidos, AD - Abu Dhabi Ports, que vai gerir o terminal durante 20 anos, o dirigente afirmou que um dos grandes objectivos é transformar este terminal numa instalação moderna e multifacetada.

De acordo com o secretário de Estado, a respectiva parceria representa a continuidade do processo de modernização das infra-estruturas e expansão de acesso ao comércio global, com vista a se ter um futuro próspero para Angola e os seus parceiros.

“Nos próximos três anos, a AD Ports vai fazer um investimento superior a 250 milhões de dólares, para produzir os resultados contratuais e os objectivos do Governo”, avançou.

Segundo Rui Carreira, o sector marítimo portuário constitui uma peça-chave na dinamização da economia nacional, sendo um dos principais impulsionadores do comércio interno e externo.

Referiu que o cenário global está cada vez mais competitivo, facto torna-se imperativo adoptar estratégias que melhorem a eficiência, promovam a inovação e garantam a sustentabilidade das operações portuárias e logísticas nacionais.

Por esse facto, o secretário de Estado entende que a parceria entre o Porto de Luanda, Unicargas e a AD Ports Group representa um passo significativo para a materialização do referido projecto, por trazer investimentos em modernização de infra-estruturas, implementação de tecnologias de ponta e, a capacitação de quadros nacionais.

Reiterou que o Executivo angolano, por intermédio do Ministério dos Transportes, mantém o compromisso de continuar a fomentar políticas que incentivem o investimento privado e assegurem o desenvolvimento sustentável do sector.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengui, considerou a referida parceria como estratégica para proporcionar maior eficiência no processamento, acondicionamento e distribuição de mercadorias, na perspectiva de um “hub logístico” em África.

Já o director regional do grupo árabe AD Ports, Mohame Al Menhali, disse que, durante os 20 anos de exploração, vão transformar o Terminal Multiuso do Porto de Luanda, renomeado para “Noatum Ports Luanda Terminal”, num grande centro logístico comercial.

Para esse efeito, o director assegurou que o grupo empresarial já começou a investir na compra de equipamentos modernos, como gruas, 30 tractores e outros meios que estão a caminho de Angola.

Adiantou que, dentro de dias, vai ser lançado um concurso público para as obras de requalificação do terminal, para responder os objectivos do Governo angolano e melhoras as condições das populações.

Segundo o director, até 2026, período que termina a primeira fase do investimento, no domínio da modernização, o grupo vai lançar, entre outros, o serviço de fretagem.

Por sua vez, o director da “Noatum Ports Logistcs” (empresa que efectivamente vai gerir o terminal do Porto de Luanda), Rui Chumbo, afirmou que quando terminar o processo de modernização, esta infra-estrutura vai processar um volume de mercadorias superior a 400% dos níveis actuais.

O novo gestor assegurou que a empresa vai manter todos os trabalhadores, dando, em breve, o início a um processo de recrutamento gradual de mais 300 colaboradores.

Acrescentou que o processo vai fazer um investimento de perto dos 400 milhões de dólares.

O grupo empresarial dos Emirados Árabes Unidos “ADP - Abu Dhabi Ports” vai explorar a gestão do terminal polivalente do Porto de Luanda, nos próximos 20 anos, com possibilidades de mais 10, como resultado de um acordo de concessão assinado em Abril de 2024.

Este grupo árabe adquiriu 81% do capital da sociedade “joint-venture”, que vai gerir o terminal, assim como a participação de 90 % dos direitos de modernizar as instalações da aérea operacional, para alavancar o crescimento e a importância da actividade logística em Angola.

A ADP tem disponível, inicialmente, 251 milhões de dólares para aplicar nesse projecto de modernização do terminal, que até ao momento é operado pela Unicargas, numa estreita cooperação com a Multiparques.

Nos termos do contrato de concessão, cabe a essa joint-venture modernizar as instalações multiusos e a sua transformação num terminal de contentores e “Ro-Ro” (processo de carregar e descarregar mercadorias diversas em cargueiros), abrangendo uma área de concessão estimada em 192 mil metros quadrados.

Concretamente, trata-se de uma parede de cais melhorada, guindastes adicionais de navio-terra, guindastes de pórtico, calado ampliado (9,5 a 16 metros), sistemas tecnológicos modernos, entre outros equipamentos de última geração.

Nesta fase estará aumentada a capacidade operacional, num volume de movimentação de contentores de 25 mil TEUs para 400 mil TEUs, enquanto os volumes Ro-Ro para mais de 40 mil veículos.

Durante os três primeiros anos, vai ser feita a sua remodelação, sendo movimentado os contentores do terminal para um cais próximo, enquanto os volumes excedentes serão transferidos para as instalações da Multiparques, em Viana. OPF/QCB





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