Luanda - A taxa de desemprego em Angola, no terceiro trimestre deste ano, fixou-se em em 34% , valor superior a 1,3 pontos percentuais (pp) em relação ao trimestre anterior.
Comparativamente ao período homologo de 2019, houve um aumento de 3,9 pontos percentuais.
De acordo com os dados sobre o desempenho do desemprego e emprego em Angola registados no terceiro trimestre deste ano, publicado nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego foi estimada em cinco milhões 286 mil e 45 pessoas com mais de 15 anos de idade.
Os dados apresentados pela directora-geral do INE, Chaney Rosa John , fazem menção ao aumento de cerca de 9,9% em relação ao trimestre anterior (II trimestre) deste ano e 22% comparando com o período homólogo.
Em conferência de imprensa, Chaney Rosa John referiu ainda o aumento da população empregada, a partir dos 15 anos de idade, em 3,7% em relação a segundo trimestre deste mesmo ano.
Conforme os dados do INE, a taxa de emprego no trimestre situou-se em 59,7%, com um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior (II) deste mesmo ano.
Chaney Rosa John explicou que os dados apresentados são ponderados tendo em conta por estimativa a população residente em Angola. que é calculada a partir dos resultados definitivos do recenseamento geral da população 2014 e da projeção da população de 2014/2050.
Como amostra, o INE trabalhou com mais de 10 mil 944 agregados familiares, sendo seis mil 36 na zona urbana e quatro mil 400 na zona rural.
Este tipo de inquérito, em Angola, de acordo com a directora geral do INE, é feito por amostragem probabilística por província, dirigido aos agregados familiares residentes no país, estando excluídos deste processo os agregados familiares residentes no país em habitações colectivas, como hospitais, hotéis, quartéis militares, entre outros.
Neste evento foi também apresentado o Indicador do Preço Grossista (IPG) durante o mês de Setembro deste ano.