Sumbe – A produção de mil 200 toneladas de calcário dolomítico/mês, para a correcção dos solos, constitui a principal aposta da fábrica Super Gesso no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, informou a directora-geral da instituição, Cármen Salvador.
A empresária, que falava no final da visita da governadora da província do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, à unidade fabril, disse que o desafio visa aumentar a fertilidade dos solos e assegurar o aumento da produção agrícola nacional.
Adiantou que a Super Gesso tem uma capacidade para produzir Gipsita britada, aproximadamente, 16 mil toneladas/mês, bem como 120 toneladas de gesso/mês e 20 mil toneladas/ mês de Gipsita bruta.
Na ocasião, governadora Mara Quiosa, considerou que a produção de calcário vai contribuir, de certa medida, no aumento da produção nacional, como resultado da correcção dos solos.
Disse que o Governo do Cuanza-Sul está aberto a colaborar com o sector empresarial, pois é preciso continuar a desenvolver o sector a nível da província, com foco na criação de novos postos de trabalho.
A unidade fabril fornece os seus produtos para a Fábrica de Cimento do Cuanza-Sul, a Nova Cimangola, em Luanda, Centros Ortopédicos e outras unidades hospitalares, para além das fazendas Agri Mumba, Cambondo e outros sectores.
Criada 2007, conta, actualmente, com 59 trabalhadores, distribuídos em diversas áreas, tendo o gesso cola, o calcinado, a placa de teto falso e a moldura de gesso, as principais linhas de produção. Cij/LC/ALH