Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Subvenção à gasolina para taxistas chega ao fim

     Economia              
  • Luanda • Terça, 30 Abril de 2024 | 18h56
Bombas de combustíveis
Bombas de combustíveis
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A subvenção à gasolina para taxistas e mototaxistas, aprovada pelo Governo angolano, em Junho de 2023, termina esta terça-feira, de acordo com o Decreto Presidencial nº 68/24, de 7 de Março.

O referido diploma determina a retirada da subvenção a esse refinado aos operadores de táxi, no quadro do processo de ajustamento gradual dos produtos derivados do petróleo, com vista a diminuir os custos do Governo nestes produtos.

Com essa medida, os taxistas passam a pagar o preço real de 300 kwanzas por cada litro de gasolina, contra os actuais Kz 160, pagos através de cartões de subvenção, desde 02 de Junho de 2023 à presente data.

De igual modo, o litro de gasóleo passou, a 23 de Abril último, de 135 kwanzas para Kz 200.

Segundo o Governo, o processo de retirada gradual dos subsídios dos combustíveis vai decorrer até 2025, período estimado para o término da subvenção total da gasolina e do gasóleo.

Em consequência do fim da referida subvenção, os operadores tencionam um eventual ajustamento do preço do táxi, facto que está em processo de negociações entre o Governo e Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA).

Em declarações à ANGOP, o presidente desta organização, Francisco Paciente, disse que as negociações poderão ser concluídas ainda esta semana, com uma definição consensual.

No entanto, apelou aos associados para manterem os actuais 150 kwanzas da corrida do táxi, abstendo-se de especulações, enquanto decorre o processo negocial. OPF/QCB/VC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+