Ramiros - A subestação hidroeléctrica do Bita, no município de Belas, com a capacidade para 900 MW, construída para conferir estabilidade no sistema energético nacional, prevê até o final do deste ano reforçar o fornecimento de energia eléctrica nas regiões do Zango, Calombo e novo Aeroporto Dr. António Agostinho Neto.
O director de projectos do sistema social do aproveitamento hidroeléctrico de Lauca (lotes A,B e C), Fernando Quileba, disse à Angop, no distrito urbano do Guenguela, onde esta localizada a subestação, que neste momento já foi energizada uma linha do Zango e dentro em breve vai se estender para a comuna do Calumbo e novo aeroporto.
O responsável, que também e engenheiro, revelou que o empreendimento conta duas linhas e, no fim, esta concluído a terceira e última fase a partir de Lauca.
" O Camama já recebe reforço do fornecimento de energia eléctrica a um ano, numa das linha. A outra linha vai reforçar a Centralidade do Kilamba e bairro Vila Flor, apenas estamos aguardar pela Empresa Nacuional de Distribuição de Electricidade(ENDE)”, asseverou.
De acordo com o responsável, o fornecimento de energia eléctrica, a partir desta subestação, é considera de estável, com a capacidade de alimentar um milhão e 800 habitantes, ou seja cerca de 400 mil residências.
A subestação, que começou a ser construída 2018 e terminou em 2022, tem 221 equipamentos de alta tensão, dos quais 400/200 KV, uma potencia de 450 MVA e dois transformadores de 2020/60 KV, com 120 MVA de potência.JG/AC