Ndalatando - O stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 5,48 biliões de kwanzas, no mês de Outubro deste ano, representando um aumento de 2,64 por cento face a Setembro, informou em Ndalatando, (Cuanza-Norte), o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias.
Essa cifra representa uma variação acumulada de 19,90 por cento desde o início do ano, segundo o responsável que falava à imprensa, no final da reunião ordinária do Comité de Política Monetária terminada hoje em Ndalatando.
Informou que o stock de crédito à economia em moeda nacional atingiu no mês de Outubro 908,70 mil milhões de Kwanzas em termos absolutos, cuja variação homóloga situou-se em 26,55 por cento.
Para Manuel Tiago Dias, no sector externo, o saldo da conta de bens atingiu em Outubro 1,62 mil milhões de dólares, perfazendo 19,18 mil milhões de dólares em termos acumulados, o que corresponde a um aumento relativo de 7,36 por cento ou seja, 1,31 mil milhões de dólares quando comparado ao período homólogo de 2023.
O responsável explicou que a melhoria do superavit da conta de bens, em termos homólogos, deveu-se ao efeito combinado da redução das importações em 8,82 por cento (1,11 mil milhões de dólares) e do aumento das receitas de exportação em 0,67 por cento (204,29 milhões de dólares).
Manuel Tiago Dias asseverou que o stock das Reservas Internacionais em Outubro fixou-se em 14,75 mil milhões de dólares que corresponde a um grau de cobertura de 7,84 meses de importação de bens e serviços.
Precisou que a redução das reservas internacionais, comparativamente ao mês anterior, deveu-se à venda de 250 milhões de dólares ao mercado.
Contudo, adiantou, perspectiva-se uma recuperação do nível das Reservas Internacionais que levaria ao aumento do seu stock para cerca de 15 mil milhões de dólares no final do ano. EFM/IMA/YD