Luanda - O stock das Reservas Internacionais Brutas (RIB) de Angola registou, em Outubro, deste ano, redução de mais de mil milhões de dólares face ao mês de Setembro.
Em Outubro, essas reservas fixaram-se em 15,95 mil milhões de dólares contra USD 16,26 mil milhões do mês de Setembro.
De acordo com dados do BNA, até Outubro, as RIB tinham uma previsão de cobertura de 12,02 meses de importações de bens e serviços.
Enquanto isso, as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) situaram-se em 10,15 mil milhões de dólares face aos 9,45 mil milhões de dólares americanos, no mês de Setembro, neste caso com um aumento de mais de mil milhões, em Outubro.
Numa outra perspectiva, o preço do petróleo no mercado internacional, continua a influenciar nos números.
No mesmo período, o saldo da conta de bens continuou superavitário, reflexo do efeito combinado do aumento do valor das exportações de petróleo e da redução do valor das importações.
Segundo as informações preliminares do mês de Outubro de 2021, o saldo da conta de bens foi de 2,24 mil milhões de dólares americanos, contra os USD 1,71 mil milhões do mês de Setembro.
Kwanza aprecia em 0,61%
A propósito, ao longo do período em análise, o Kwanza apreciou cerca de 0,61% em relação ao dólar norte-americano, em Outubro, elevando a apreciação acumulada no ano para 8,83%.
Por sua vez, os bancos comerciais adquiriram ao mercado um total de 863,05 milhões de dólares americanos, um ligeiro aumento face aos USD 824,72 milhões adquiridos em Setembro.
Entre estes dois meses, observou-se uma oferta superior à procura, o que explica a apreciação da moeda nacional, o Kwanza, de acordo com o BNA.
Ainda no mês de Outubro, o crédito à economia em moeda nacional registou uma expansão de 0,15% , tendo atingido 3,79 biliões de kwanzas, o que eleva a expansão, em termos homólogos, para 20,72%.