Talatona – O Standard Bank Angola (SBA) está focado em promover o desenvolvimento sustentável do país como resposta aos desafios globais, disse, terça-feira, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva do SBA, Luís Teles.
Ao intervir na apresentação da Proposta de Valor para o Sector Oil & Gás, Luís Teles destacou a estratégia de investimento contínuo do banco em conteúdos locais, dos quais integram a capacitação de colaboradores e alocamento de recursos financeiros e humanos para manter a competitividade e a excelência no atendimento ao cliente.
Segundo o responsável, o banco, que ocupa a sexta posição em activos no mercado angolano, tem reafirmado o seu compromisso com práticas éticas e soluções inovadoras para atender às necessidades do sector petrolífero que representa 90 por cento das exportações e 60% das receitas fiscais.
Nesta senda, o director da Banca de Pequenas e Médias Empresas do SBA, Fernando Chivinda, destacou o papel da instituição no fortalecimento do conteúdo local, na geração de empregos e no aumento das oportunidades de mercado.
Mencionou ainda três novos produtos de crédito voltados para financiar ordens de compra e contratos no sector, garantindo assim a competitividade e fluidez das empresas angolanas.
Com 14 anos no mercado angolano, o SBA conta com 264 clientes no sector petrolífero.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), há 909 empresas certificadas e mais de mil e 800 registadas.
O evento reuniu empresários, especialistas e representantes de empresas do sector e teve como objectivo apresentar produtos financeiros personalizados, incluindo soluções de crédito e transações específicas para empresas de petróleo e gás.GIZ/MAG