Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Soyo ganha complexo pesqueiro

     Economia              
  • Zaire • Sábado, 23 Setembro de 2023 | 22h01
Captura de pescado em Moçamedes
Captura de pescado em Moçamedes
Rosário dos Santos - Angop

Soyo – Um complexo pesqueiro com capacidade de processar 10 mil toneladas de pescado por mês foi inaugurado este sábado no município do Soyo, província do Zaire, pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Cármen do Sacramento Neto.

Trata-se de um projecto pesqueiro orçado em 80 milhões de dólares afecto à empresa Seatag. É co-financiado por empresários angolanos e chineses.

Implantada numa área de oito hectares, a unidade pesqueira proporcionou, numa primeira fase, 800 postos de trabalho directo, na sua maioria, para jovens locais.

As obras deste projecto pesqueiro, que vai também processar cerca de 250 toneladas de peixe seco por mês, tiveram início em 2020.

Entre as valências, a referida infra-estrutura possui seis naves com 24 túneis de congelação, seis tanques de processamento e duas câmaras de conservação, com capacidade de acondicionar  cinco mil toneladas de pescado cada.

O complexo conta ainda com áreas de tratamento, embalamento, secagem, armazenamento e facturação, para além de um cais de 115 metros de comprimento e dez de largura que permite a atracagem de quatro embarcações de pequeno, médio e grande porte ao mesmo tempo.

O director executivo da empresa Seatag, Alcatir Costa, disse que das 16 embarcações construídas para o projecto, seis já foram licenciadas, enquanto as restantes dez aguardam “luz verde” por parte das entidades competentes.

Disse que, numa primeira fase, a mercadoria será comercializada no mercado nacional para contribuir aos esforços do Executivo angolano virados na diversificação de economia.

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Cármen do Sacramento Neto, louvou a iniciativa da empresa  e reiterou  o apoio institucional do Executivo para projectos similares, com vista a contribuir no desenvolvimento do país.

Por sua vez, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse que o complexo pesqueiro constitui mais-valia para a província, pois, para além de proporcionar mais pescado para a população local, gerou centenas de empregos para a juventude.

“Espero que o projecto dê os passos subsequentes para se atingir as metas preconizadas e contribuir para a diversificação da economia do país”, referiu.

Convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem mais na província do Zaire, aproveitando as potencialidades que a região detém nos domínios da agricultura, pescas, mineiro, turismo, entre outros. JFC/JL

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+