Soyo - Um roteiro turístico para o município do Soyo, província do Zaire, será lançado no próximo mês de Outubro, pelo Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni (INSPUNYL), como contribuição para o desenvolvimento do turismo na circunscrição.
De acordo com o presidente da instituição, Lando Emanuel Pedro, que falava hoje à ANGOP, o documento está a ser concluído pelo departamento de ensino e investigação em gestão hoteleira e turismo, um dos cursos ministrados no instituto.
Explicou que o referido roteiro turístico, o primeiro do género no município, vai organizar a oferta turística, ao identificar, reunir e descrever as rotas e os espaços de atracção existentes, visando tornar o Soyo um destino preferencial para excursões turísticas.
“Nós conseguiremos, por intermédio desta ferramenta de informação, mais pessoas a conhecerem o Soyo e desfrutarem dos espaços turísticos disponíveis”, disse.
O gestor avançou que após o seu lançamento, por altura da abertura do novo ano académico 2024/2025, o passo seguinte será a apresentação em actos públicos do referido roteiro turístico a nível provincial e nacional.
Reconheceu o enorme esforço do ponto de vista humano e financeiro na elaboração deste programa turístico, para quem são necessários trabalhos de pesquisa e investigação.
Entre os pontos de atracção turística do Soyo destacam-se a Ponta do Padrão, os portos de Mpinda e Rico, as ilhas encravadas ao longo do curso do rio Zaire, entre outros.
O INSPUNYL do Soyo funciona desde Outubro de 2021 e ministra cursos de licenciatura em gestão hoteleira e turismo, gestão financeira e contabilidade, gestão comercial e marketing e engenharia agronómica, com duração de quatro anos. PMV/JL