Soyo com mais energia eléctrica

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 13 Maio De 2024    16h00  
Reposição de energia eléctrica no Munhango, município do Cuemba, província do Bié
Reposição de energia eléctrica no Munhango, município do Cuemba, província do Bié
DR

Soyo - A potência energética instalada na cidade Soyo, província do Zaire, passa de 32 para 48 MW, nos próximos 10 dias, com a conclusão dos trabalhos de instalação de um transformador de 20 MVA (16 MW), pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

O referido transformador está a ser instalado na subestação Soyo 2, de 60/15 Kva, que dispõe de uma capacidade de 40 MVA (32 MW), que agora está a ser elevada para 60 MVA (48 MW).

Com esta empreitada, a ENDE está a antecipar-se ao aumento da demanda, nos próximos tempos, fruto da expansão do parque industrial e da cidade do Soyo que irão exigir maior consumo de energia eléctrica.

De acordo com o director provincial da ENDE no Zaire, NDongo João, que falava esta segunda-feira, à ANGOP, a empresa está a precaver-se dos próximos investimentos para a circunscrição, frisando que o actual consumo atingiu o limite da capacidade instalada.

“Com actual potência, de 32 MW (40 MVA), seria impossível a empresa atender novas solicitações de clientes, daí a necessidade do aumento da potência para 48 MW, equivalentes a 60 MVA, na subestação Soyo 2”, reforçou.

Informou que, enquanto decorrerem os trabalhos, a ENDE continuará a fornecer a energia na cidade do Soyo com algumas restrições, alternando os apagões por áreas, pelo que pediu a compreensão dos munícipes pelos transtornos.

A ENDE controla cerca de 21 mil clientes a nível da cidade do Soyo que conta, actualmente, com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes. PMV/JL

 

 

 





+