Luanda - A Sonangol vendeu os seus interesses participativos em oito blocos petrolíferos em produção e exploração à Somoil, Sirus, Afentra e Namcor, Sequa e Petrolog, no âmbito do concurso público para a alienação parcial.
Trata-se dos interesses participativos nos blocos 3/05, 4/05, 5/06, 15/06, 18, 23, 27 e 31, alienados parcialmente no quadro da estratégia da petrolífera nacional de reposicionamento e sustantabilidade do seu portfólio de investimento, um processo decorrido de 20 de Setembro de 2021 a 27 de Janeiro deste ano.
Em nota de imprensa enviada à ANGOP, a Sonangol informa que, após a avaliação das propostas submetidas por um total de 10 empresas, seleccionou a Afentra para o Bloco 3/05, detendo 20%, a Namcor, Sequa e Petrolog, para o Bloco 15/06 (10%) e a Somoil e Sirus ficaram com as participações do Bloco 18 (8,5%), todos blocos em produção.
No Bloco 31, igualmente em produção, juntam-se, novamente, a Somoil e Sirus, para comprar a participação de 10% dos interesses participativos da Sonangol.
Para os blocos em exploração, a Namcor, Sequa e Petrolog fazem também uma "joint venture" como operador para o Bloco 23, com 40%, e outros 40% ficaram com a Afentra.
No mesmo modelo de "joint venture", aparecem os interessados do Bloco 27, a Namcor, Sequa e Petrolog, comprando 35%. ao passo que os outros 25% foram adquiridos pela Somoil e Sirius.
"O acto de transmissão culminou com o apuramento daquelas (empresas) cujos valores mais se aproximaram aos estabelecidos nas condições de venda definidas pela Sonangol", lê-se na nota.