Soyo - O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, reiterou, quinta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, a aposta em projectos estruturantes de energias limpas que garantam o desenvolvimento sustentável do país.
Em declarações à imprensa, o gestor destacou os esforços para a transição da matriz energética do país com recurso a fontes de energias renováveis amigas do ambiente.
O responsável testemunhou a entrada em funcionamento da Unidade de Recepção e Distribuição do Gás (URDG), denominada Falcão Fase-2, nesta localidade.
Referindo-se ao projecto, disse que concorre para a estratégia de maximização na utilização do gás natural como fonte de geração de energia limpa e como matéria-prima para a indústria petroquímica e na produção de fertilizantes.
O PCA da Sonangol destacou a importância do projecto Falcão na redução dos gases com efeito estufa libertados para a atmosfera, ao impedir a queima do gás produzido pelas plataformas petrolíferas e o seu devido aproveitamento. JFC/PMV/JL