Luanda - A Sonangol vai reestruturar o Porto Amboim Estaleiros Navais (Paenal), instalado no Cuanza Sul, com base num modelo de negócio adaptado aos desafios actuais e futuros do mercado.
Na qualidade de um dos principais accionistas da Paenal, a petrolífera nacional justifica que a medida visa redinamizar a referida instituição, para que volte no conjunto de unidades activas e aumente o volume de negócios.
De acordo com uma nota da petrolífera a que ANGOP teve acesso, nesta quarta-feira, para a implementação destas medidas, a Sonangol está a concertar com os parceiros para uma mudança profunda que poderá passar pela alteração da estrutura societária e a definição de um novo modelo de operação.
Tal processo poderá conduzir a realização de um concurso internacional, segundo a petrolífera.
No quadro das mudanças previstas, petrolífera garante que os direitos dos trabalhadores e os compromissos locais serão devidamente assegurados.
A Paenal-Porto Amboim Estaleiros Navais Limitada, é um estaleiro de fabricação e integração que iniciou a sua operação em 2007.
Desde o seu lançamento, a referida instituição já procedeu a construção de instalações complexas destinadas à indústria petróleo e gás no país. NE