Seul( Do enviado especial) – Uma delegação da Sonangol está desde sexta-feira(7) em Seul, Capital da Coreia do Sul, onde prepara a cerimónia de baptismo de um novo navio petroleiro da linha Suezmax, que acontece segunda-feira(10), na cidade de Mokpo.
Sebastião Gaspar Martins, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, chefia a delegação.
A construção dessa embarcação, com o casco 8020, faz parte de uma encomenda de dois navios petroleiros, cujo segundo se prevê estar em posse da empresa, ainda nos finais do ano em curso.
Com a capacidade de transportar 1 milhão de barris de petróleo bruto, o navio foi construído pela empresa Hyundai Sambo Heavy Indústries (HSHI), após ter ganho o concurso internacional lançado pela petrolífera, no âmbito da renovação da frota de navios da Sonangol.
Segundo uma nota distribuída à imprensa no local, pela primeira vez, a Sonangol lidera o processo de construção de petroleiros, incluindo a selecção de equipamentos, máquinas, aço e dos outros meios inerentes a construção.
A construção da embarcação teve a duração de cerca de 8 meses, sem acidentes, e contou com a supervisão da SeaQuest Marine. HGC/AC