Luanda – A frota internacional de navios da Sonangol passa este ano de nove para 11, com a conclusão e entrega de dois petroleiros da linha Suezmax, com a capacidade para um milhão de barris de petróleo bruto cada, em construção pela empresa Sul coreana Hyundai Samho Heavy Industry (HSHI).
Sonangol reiterou na sexta-feira, em conferência de imprensa, no quadro do 47º aniversário da empresa, que o primeiro navio, dos dois previsto, já entra em funcionamento em em Abril deste ano.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Unidade de Negócio de Trading & Shipping (UNTS), Luís Manuel, em Setembro deste mesmo ano a petrolífera nacional recebe o segundo petroleiro, no quadro do reforço da frota internacional actual.
Assim, a petrolífera nacional mantém as datas da recepção dos novos navios, cuja selecção do estaleiro de construção, dos equipamentos, máquinas, aço e outros meios conta com a participação directa da Sonangol.
Os navios tem como dimensões técnicas 274 8 metros de comprimento, 48 metros de largura e 23 metros de altura.
Os navios Suezmax transitam pelo Canal de Suez com a sua imponente e enorme capacidade de transporte de barris de petróleo bruto.
Com as duas empreitadas na Coreia do Sul, a Sonangol mantém o processo de renovação da sua frota, olhando para o tempo de utilidade dos meios, fim do qual, já não é aceite no mercado internacional.
Seguindo as normas internacionais, a Sonangol considera os seus navios como estando entre os melhores do mercado.
Por outro lado, com a Sonangol Marine Service, uma empresa adstrita à Unidade de Negócios de Tradding and Shipping, vocacionada para a operacionalização dos navios petroleiros Swezmax e de Gás Natural Liquifeito (LNG), ou seja de transporte de gás, a petrolífera diz manter a sua eficácia no mercado internacional.
Com escritórios em Houston, Estados Unidos da América, a Sonangol Marine Service, com 26 trabalhadores, facilita a gestão dos navios espalhados em várias partes do mundo.
A cidade de Houston é tida como o centro comercial do petróleo, facilitando o contacto da Sonangol, tanto com os operadores e como com as próprias embarcações.
Para a maior eficácia operacional, a Sonangol Marine Service conta com a empresa Sueca Stenna Bulk, uma joint venture, cujo objectivo é meramente comercial para as manobras dos navios petroleiros.
Com a Stenna Bulk, a Sonangol tem um maior número de navios, além dos actuais nove petroleiros, ou seja, contando com os petroleiros da referida empresa, que trabalham como entidade única.
A Bulk, actualmente com 20 navios, é o braço comercial utilizado pela Sonangol Marine Service e também apoia as actividades da Sonangol Tradding and Shipping.
Com este joint venture, a Sonangol afirma que consegue capturar o mercado de forma muito eficiente, o que permite mais navios e dispersão geográfica com a melhor posição.
A Sonangol decidiu entrar na Bulk, em 2005, altura em que os fretes rondavam os 35 mil dólares/dia, um valor que subiu para mais de 80 mil e 900 dólares/dia, de acordo com Luís Almeida, que interveio também na conferência de imprensa.
Luís Manuel avançou as vantagens da entrada na Bulk, entre os quais, os lucros.NE/AC