Luanda – A Sonangol e a TotalEnergies assinaram, nesta semana, em Luanda, um Acordo de Cooperação para o lançamento de uma campanha que visa identificar, quantificar e reduzir as emissões de metano e dióxido de carbono nas suas actividades.
Segundo o conteúdo publicado no site da Sonangol, a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, essa operação será feita com recurso a um drone, dando suporte à descarbonização da indústria petrolífera angolana e contribuir para uma energia mais limpa em Angola.
De acordo com a petrolífera angolana, a campanha-piloto terá início em Novembro próximo, no Bloco 3/05, facto que vai envolver a utilização da tecnologia “AUSEA” (Airborne Ultralight Spectrometer for Environmental Applications), desenvolvida pela TotalEnergies e pelo Centro Nacional Científico de Pesquisa francês (CNRS).
Essa tecnologia, avança o site, permite uma detecção de alta precisão e qualificação de emissões de metano e dióxido de carbono das instalações petrolíferas.
Ou seja, a tecnologia providenciada pela TotalEnergies permitirá assegurar que as emissões de metano e dióxido de carbono sejam controladas com maior precisão, tendo em conta o objectivo de Angola em reduzir as emissões.
Com isso, a assinatura do referido acordo de cooperação mostra o compromisso das duas empresas em assegurar um ambiente saudável para as futuras gerações.
Criada em 1976, a Sonangol, E.P (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Empresa Pública) é uma empresa de exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola.
Com aproximadamente sete mil trabalhadores, as actividades da petrolífera angolana, desempenhadas de forma autónoma ou em associação com empresas nacionais e estrangeiras, abrangem a prospecção, pesquisa, desenvolvimento, produção, armazenagem, comercialização, transporte e refinação dos hidrocarbonetos e seus derivados.
Enquanto isso, a TotalEnergies é um grupo empresarial do sector petroquímico e energético, com sede mundial em La Défense, Paris (França). A empresa está presente em mais de 130 países, empregando 100 mil pessoas. QCB/AC