Luanda – A BP Oil Internacional e a Trafigura PTE venceram o concurso público internacional, simplificado por critério material, lançado pela Sonangol, para a importação de gasolina e gasóleo para o país.
De acordo com a petrolífera nacional, com os resultados alcançados do concurso realizado, fica assegurado o fornecimento dos referidos derivados para os próximos 12 meses.
O concurso decorreu de 06 de Janeiro a 14 de Fevereiro, deste ano, de acordo com a nota da Sonangol, a que ANGOP teve acesso.
Para o mesmo o concurso, foram convidadas 21 empresas internacionais, entre as quais a Chevron Corporation, a Galp, Gemcor, BP, Aramco Tradind, Totsa, Vitol, ExxMobil Corporation, Repsol, entre outras.
Das empresas convidadas, a Sonangol diz ter recebido oito propostas, tendo seleccionado as duas consideradas melhores, ou seja, com melhor avaliação económica.
A Sonangol, no IV trimestre de 2022, importou 701 mil toneladas métricas de produtos refinados, observando-se um decréscimo de 174 mil toneladas métricas (TM), em comparação com o III trimestre.
Do volume das importações de refinados, a Sonangol teve um dispêndio de 717 milhões de dólares norte-americanos, menos 281 milhões de dólares, face ao período anterior, de acordo com dados avançados, recentemente, pelo presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Tradding e Shipping, Luís Manuel.NE/AC