Luanda – A Sonangol, através da sua Unidade de Exploração e Produção, confirmou, quinta-feira, a existência de petróleo no Bloco 11 da Bacia Terrestre do Kwanza, em quase todo reservatório do poço Tobias-14, numa profundidade de 960 metros.
De acordo com uma nota de imprensa da petrolífera estatal enviada à ANGOP, esta revelação aumenta o potencial remanescente do campo Tobias, sendo que a capacidade de produção do poço será verificada após a realização de testes que serão realizados brevemente.
O documento refere que o sucesso da perfuração do poço, baptizado de Tobias-14, associado à bem-sucedida operação no poço Tobias 13, impulsionam a Sonangol, enquanto operadora, e os seus parceiros, Apex, Brite’s Oil, Grupo Simples e Omega, a reactivar a produção na Bacia Terrestre do Kwanza, prevista para o final do ano em curso.
A referida bacia esteve inactiva desde a década de 1990, sendo a Unidade de Exploração e Produção e os seus parceiros do Bloco Terrestre KON-11 os autores do retorno da actividade petrolífera nessla região.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a Sonangol têm a participação mais expressiva no grupo empreiteiro do Bloco-1, com 30 por cento, as empresas Brite's Oil and Gas, 25 por cento, a Atlas (APEX), 20 por cento, o grupo Simples Oil, 20 por cento e a Omega com cinco por cento.OPF/AC