Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sonangol apresenta programa impulsionador do empreendedorismo

     Economia              
  • Cuanza Sul • Quarta, 22 Janeiro de 2025 | 18h50
Participante da palestra
Participante da palestra
Joaquim Tomas

Sumbe - A Sonangol apresentou, esta quarta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, o projecto “SonaJovem 5.0 Ideias que transformam”, com o objectivo de impulsionar o empreendedorismo.

O projecto visa impulsionar 50 ideias de jovens angolanos e transformá-las em negócios sustentáveis, na perspectiva de contribuírem para o crescimento económico e desenvolvimento nacional.

Na ocasião, o director do gabinete da Educação na província do Cuanza-Sul, José Eduardo, realçou que o Executivo tem investido na diversificação da economia, na sustentabilidade, no desenvolvimento social e inclusivo, nas infra-estruturas e no acesso aos serviços, na capacitação e na empregabilidade.

Assinalou que o projecto permitirá incentivá-los para desabrocharem e demonstrarem os seus talentos e ideias inovadoras, com vista a promoção da empregabilidade e do empreendedorismo.

O responsável considerou que o projecto Sonajovem se afigura como uma excelente iniciativa que, essencialmente, vai dar oportunidade para que os jovens transformem as inúmeras ideias em negócios, pois os desafios actuais exigem saber fazer,  saber ser, saber viver e saber empreender.

Disse que o CuanzaS-ul  dispõe de startups que precisam de mais impulso para crescerem, assim como jovens com talentos que, ainda, não traduzidos em papel e outros que as têm, mas enfrentam alguns desafios para a concretizarem.

“Hoje, por via da “Sonajovem 5.0” têm a soberana oportunidade de reorientar as suas ideias dentro dos marcos da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

José Eduardo reassumiu o compromisso do Governo do Cuanza-Sul em continuar a apoiar os jovens, por via de projectos e programas que contribuam para a formação académica, técnica-profissional e promoção da empregabilidade.

Por sua parte, o director geral do Instituto Nacional de Petróleos, Alegria Joaquim, disse que  Angola precisa de jovens comprometidos com o aprender, com o saber e com o melhorar do país.

Referiu que o INP sempre jogou um papel fundamental na formação dos jovem no ramo dos Petróleos, Perfuração, Geologias e Minas, Instrumentação, Electricidade Industrial, entre outros cursos, tendo já posto no mercado de trabalho mais de 16 mil formandos.

“O INP, com 46 anos de existência, tem jovens a serem formados com grande ideias e talentos para sua participação no projecto Sonajovem 5.0”, disse.

Nas suas declarações, o coordenador do projecto Sonajovem 5.0, Edson Cangolola, disse ser importante que os jovens se inscrevem para a implementação do projecto e que as ideias contribuam para a economia nacional, a criação de emprego e, acima de tudo, para o desenvolvimento de talentos.

Sublinhou que a juventude precisa de ter oportunidade para mostrar os seus talentos e competências como  um programa muito importante. 

De acordo com o coordenador, este importante feito marca o compromisso contínuo com as futuras gerações, traduzindo-se em acções concretas que criam oportunidades e incentivem o empreendedorismo, como contributo necessário para a resolução dos desafios nos principais eixos abrangidos pelo projecto, nomeadamente a diversificação da economia e sustentabilidade, desenvolvimento social e inclusão, Infra-estruturas e acesso a serviços, Capacitação e empregabilidade.

Trata de um projecto que abrange os ramos das Telecomunicações, Informática, Agricultura, pecuária, Tecnologia de Informação, Energia Renováveis, Minerais e Petróleo e Gás, Mercado Financeiro, Saúde e Educação, bem como os de formação profissional e mobilidade.

Os candidatos deverão ter, entre de 18 e 40 anos de idade, com nacionalidade angolana, mesmo que vivem no exterior e os seus projectos sejam executados em Angola .

Numa primeira fase serão seleccionados 100 projectos e os 50 melhores candidatos irão beneficiar de formação, possibilidade de financiamento das estruturas bancárias e de outras empresas interessados nos projectos.IS/LC/ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+