Luanda - A SonaGás, subsidiária da Sonangol, e o grupo empresarial Opaia lançam, a 28 deste mês, no município do Soyo, Zaire, a construção de um complexo industrial de fertilizantes.
O projecto, que conta com o financiamento do Afreximbank-Banco Africano para as Exportações e Importações, terá uma capacidade de produção de 3.500 toneladas de ureia granulada/dia, de acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso.
O mesmo prevê a criação de mais de três mil postos de trabalho directos e indirectos.
Com a assistência técnica da empresa Saipem, a construção do complexo vai permitir o fomento da produção agrícola nacional, além da melhoria do nível de vida e bem-estar da população local.
Face à existência de uma lacuna entre o consumo e a produção de ureia de 1 200 mil toneladas na África Austral e Central, o projecto prevê dar prioridade ao mercado nacional no suprimento das necessidades de fertilizantes.
O excedente, de acordo com o documento, será exportado para a região e Zona Livre do Comércio Africano e a outros países à escala global.
A ureia é um composto químico na forma de cristais brancos e tem várias vantagens, como o de conter maior conteúdo de nitrogênio, 46%, e solúvel em água, propiciando rápido crescimento da massa vegetativa.