Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sonagás adopta medidas para estabilizar mercado de gás butano

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 17 Fevereiro de 2022 | 19h18
Camiões transportadores de gás butano
Camiões transportadores de gás butano
Herlander Massaqui

Luanda – As unidades de enchimento de gás butano da Sonagás, na localidade do Panguila, província do Bengo, e no distrito do Zango, em Luanda, aumentaram o enchimento de 3. 500 para 10 mil garrafas de botijas gás butano, por dia, com o fim de atender as necessidades da população.

Em conferência de imprensa esta quinta-feira, o Presidente do Conselho Executivo (PCE) da Sonagás, Manuel Barros, fez saber que esta acção consta de um conjunto de medidas emergentes adoptadas pela empresa, desde o princípio do mês em curso, para estabilizar o mercado do gás butano, fruto da elevada procura deste produto, nas últimas semanas, na capital do país.

Entre as medidas em curso,  destacam-se ainda a venda de mais de 28 mil botijas de 12 quilogramas, o aumento de pessoal nos turnos de serviço e a disponibilização de transportadores para ajudar na distribuição do produto nos postos de abastecimentos.

Manuel Barros assegura que o mercado já está em fase de recuperação, pelo que, dentro dias, a situação regressa a normalidade.

“Toda recuperação leva algum tempo, por isso acreditamos que nos próximos dias a dificuldade do acesso ao gás butano será ultrapassada”, asseverou. 

O responsável reiterou que não há rotura de gás no país, antes pelo contrário, “a Sonagás aumentou a sua capacidade de armazenamento de dois para quatro dias, com a entrada em funcionamento de um reservatório com capacidade de 2 400 metros cúbicos)”.

O gestor da Sonagás avançou que a instituição colocou no terreno equipas de inspecção para constatar a operacionalidade nos principais pontos de vendas, no sentido de assegurar que o gás chegue ao consumidor ao preço justo.

As mesmas equipas, apontou, estão a trabalhar com os gestores das agências de vendas para ajustarem os sistemas de atendimento, de modo a aprimorar os procedimentos e tranquilizar os cidadãos que tudo está a ser feito para atender a demanda do mercado.

Nesta altura, prossegue o responsável, a unidade da central da Sonagás, em Luanda, enche 45 mil garrafas de gás butano por dia.

Por outro lado, Manuel Barros informou que a Sonagás em 2021 vendeu um volume de 341 mil toneladas métricas e o desafio para 2022 é atingir a cifra das 400 mil toneladas métricas.

Para o efeito, a empresa tem vindo a realizar acções de reestruturação na principal unidade de abastecimento de gás do país, concretamente no aumento da capacidade de armazenamento, ampliação da substação eléctrica, criação de uma sala moderna modernização de controlo, bem como a construção de uma oficina de reparação de garrafas.
 



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+