Luanda – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) confirmou, esta quinta-feira, a aquisição pela Somoil de 2,5% de interesse participativo do Bloco 17/06 da empresa PTT Exploration and Production (PTTEP), localizado no offshore a 150 quilómetros da costa angolana.
O Bloco 17/06 é operado pelo grupo empreiteiro liderado pela TotalEnergies Block, com 30% do interesse participativo, Sonangol P&P (30%), SSI (27,5%), Somoil Bloco 17/06 (5%), Falcon Oil (5%) e PTTEP (2,5%).
A Somoil, depois do finalizado o processo, passará a ter uma participação de 7,5% no Bloco 17/06, de acordo com uma nota da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) a que ANGOP teve acesso.
Para o presidente do Conselho de Administração da Somoil, Edson dos Santos, esta aquisição representa mais um passo desta maior empresa petrolífera privada nacional, visto que vai reforçar o seu portefólio de activos diversificado e participar na produção de campos petrolíferos em águas profundas.
Citado na nota, Paulino Jerónimo, presidente do Conselho de Administração da ANPG, realça que a concretização desta operação sujeita às formalidades previstas na lei e nos instrumentos contratuais da concessão, que carecem da anuência da Concessionária Nacional e de aprovação ministerial.
A Somoil é a maior empresa privada de petróleo e gás 100% angolana.Actualmente opera a Associação FS, FST e o Bloco CON-1 (todos onshore), bem como o Bloco 2/05, no offshore na Bacia do Baixo Congo.
É também parceira nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05, 17/06 e CON-6.
A Somoil mudou recentemente a sua visão e está agora focada em tornar-se uma empresa integrada de energia.