Dundo - A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) arrecadou, sexta-feira, 17 milhões de dólares norte-americanos com a venda de 636,28 quilates, um total de 20 pedras de diamantes especiais.
De acordo com uma nota de imprensa, trata-se de diamantes brutos das Sociedades Mineiras do LULO, SOMILUANA, CHITOTOLO, UARI e KAIXEPA.
As sessões de avaliação decorreram de 11 a 18 deste mês, nas instalações da SODIAM em Luanda, sendo que as licitações foram feitas vía online, com a participação de 29 empresas, representando as principais praças e ccentros diamantíferos mundiais.
O presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio da Rosa, disse que o leilão permitiu aferir o sentimento do mercado e da indústria diamantífera global, numa altura em que os actores se debatem com alguns factores endógenos e exógenos, "que ainda transmitem alguma insegurança".
Disse que os resultados do leilão reforçam o potencial mineiro e a atracção de novos clientes e investidores estrangeiros, visando o fortalecimento da indústria diamantífera nacional em benefício da economia angolana.
Sobre a SODIAM EP
Fundada em 1999, a SODIAM E.P é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola.
As produções comercializadas pela SODIAM E.P resultam de dezoito produções kimberlíticas e aluvionares e cobrem todo o espectro de qualidades, no que respeita aos seus tamanhos, modelos, pureza e cores. HD