Dundo - Trinta e oito (38) pedras de diamantes especiais de diversos quilates, começam a ser leiloada, via online, a partir do dia 3 de Outubro deste ano, anunciou esta sexta-feira, a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).
De acordo com o comunicado da SODIAM, a que à ANGOP teve acesso, o leilão será organizado pela empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES, em Luanda e a cerimónia de encerramento acontecerá no dia 11 de Outubro.
A nota esclarece que o leilão será direccionado à clientes registados na base de dados da SODIAM, e que tenham experiência na comercialização de pedras especiais.
Das 38 pedras, prossegue a nota, sete são da mina do Lulo, oito da Sociedade Mineira de Catoca, uma da SOMILUANA, três da Luele, 19 da Kaixepa, com mais de 10 quilates.
Do lote , destaca-se uma pedra de 180 quilates e duas rosas, das minas do do Lulo e SOMILUANA.
Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola.
A produção comercializada através da SODIAM é originária de 17 minas kimbelíticas e aluvionares, e cobre todo o espectro de qualidade em termos de tamanho, modelo, pureza e cor.
Em 2022, a SODIAM exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 2 mil bilhões de dólares norte-americanos , correspondendo a um preço médio de UUS 214, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor. HD