Dundo - Dezoito (18) pedras de diamantes especiais de diversos quilates começam a ser leiloadas on-line a partir do dia 11 do mês em curso, em Luanda, anunciou sábado a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).
De acordo com um comunicado da SODIAM a que à ANGOP teve acesso, o leilão será organizado pela empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES e a cerimónia de encerramento acontecerá no dia 19 deste mês.
A nota esclarece que o leilão será direccionado a clientes registados na base de dados da SODIAM e que tenham experiência na comercialização de pedras especiais.
Das 18 pedras de mais de 10,80 quilates, duas são da mina do Lulo, igual número da Uari, uma da Chitotolo, Somiluana (1) e 12 da Kaixepa.
Em Dezembro de 2023, a SODIAM arrecadou 18,2 milhões de dólares (USD 1 equivale a Kz 829,739) com a venda em leilão de 645,52 quilates de diamantes em bruto.
O oitavo leilão, realizado em Luanda, contou com pedras especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Somiluana, Chitotolo e a Uari.
Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola.
A produção, comercializada através da SODIAM, é originária de 17 minas kimbelíticas e aluvionares, e cobre todo o espectro de qualidade em termos de tamanho, modelo, pureza e cor. HD