Luanda - A Sociedade Mineira do Catoca arrebatou, esta sexta-feira, o prémio de Operdora Mineira do Ano e Responsabilidade Social no “Angola Mining Awards 2024”.
Durante a Gala de anuncio dos distinguidos, que teve lugar na capital angolana, foram ainda destacadas a Pedra Rubra, para a categoria de Empresa no domínio da Comercialização e Joalharia, e o Projecto Kassinga, na província da Huíla, na categoria de Lapidação.
Já a categoria Operadora Mineira Indústria de Rocha Ornamentais coube a Granisul, enquanto a de Exploradores Mineiros foi atribuída à empresa APD.
O Angola Mining Awards 2024 distinguiu, para a categoria de Mulher Mineira do Ano, Engracia Soyto, e de Seguradora do Sector Mineiro a Aliança Seguros, sendo que o Banco Keve é a instituição financeira escolhida.
Na categoria de Empresa Revelação do Ano, a distinguida foi a Protteja Seguros e a Personalidade de Carreira do sector Mankenda Ambroise.
A cerimónia também contemplou algumas menções honrosas a funcionários seniores do sector.
Ao discursar na abertura da cerimónia, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, afirmou que esta primeira edição do “Angola Mining Awards” marca um importante passo no sentido de uma maior valorização deste sector da economia angolana.
A distinção, disse, defende princípios e valores como a resiliência e práticas favoráveis no sector que contribuem não só para a área em questão, mas para a melhoria contínua da sociedade.
"O Angola Mining Awards representa uma plataforma que beneficia não só as empresas, mas o país de forma geral, com júris inclusivos e comprometidos", referiu.
Jânio Correia Victor referiu que galardoar empresas que contribuíram para o desenvolvimento do país com emprego e atracção de diversificados investimentos é mais do que uma valorização.
O “Angola Mining Awards” foi organizado pela Bumbar Mining e teve como objectivo reconhecer a excelência do sector geológico-mineiro de Angola.
Foram distinguidos na cerimónia aspectos como a inovação, responsabilidade social, resiliência, sustentabilidade e transparência.
Foram igualmente homenageadas, figuras que marcaram o sector dos recursos minerais em Angola e empresas que contribuíram para o sucesso da indústria mineira angolana. Ml/SC