Entidades tradicionais sensibilizadas sobre Censo2024

     Economia              
  • Cunene • Quinta, 18 Abril de 2024 | 16h41
Autoridades tradicionais sensibilizados sobre importância do CENSO na Cahama, Cunene
Autoridades tradicionais sensibilizados sobre importância do CENSO na Cahama, Cunene
DR

Cahama - Um seminário de sensibilização sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) teve lugar, esta quinta-feira, no município da Cahama, província do Cunene, visando maior abrangência do processo aprazado para o dia 19 de Julho próximo.

Destinado a entidades tradicionais e eclesiásticas, o encontro, orientado pelo membro do grupo técnico provincial do Censo2024, Índio Neto, teve como objectivo reforçar o trabalho inerente à divulgação do RGPH nas comunidades.

Os participantes foram exortados a elucidar as populações sobre a necessidade de cooperar com os agentes recenseadores, bem como das vantagens do Censo para a vida sócio-económica do país, imprimindo dinâmica na comunicação.

“Os inquiridores devem ser bem recebidos para recolherem o nome do chefe de família e seu agregado, porque sem estas informações não é possível termos estáticas oficiais com a qualidade exigida”, disse, explicando que a recolha de dados vai obedecer a um período de 30 dias.

Referiu que o Censo possibilitará ao Governo obter dados para traçar políticas em benefício dos cidadãos.

O Cunene é uma das sete províncias em que se realizou o Censo Piloto, etapa que serve de base para testar e verificar a capacidade de recolha de informações a nível do território nacional.

Passaram igualmente por esta fase, ocorrida de Julho a Setembro do ano transacto, as províncias de Luanda, Bengo, Lunda-Norte, Uíge, Bié e Cuando Cubango.

O censo geral de 2024 será o segundo após a independência nacional, terceiro na história do país, depois dos realizados em 2014 e no período colonial, em 1970. PEM/LHE/VC

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+