MEP promove abordagem sobre sistema de avaliação de políticas públicas

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 11 Agosto De 2022    15h53  
Obras de construção do novo hospital municipal do Porto Amboim
Obras de construção do novo hospital municipal do Porto Amboim
Cedida

Luanda - O sistema de Avaliação de Políticas Públicas, com a finalidade de desenvolver competências para a exploração analítica e demais procedimentos metodológicos, mereceu, esta quinta-feira, em Luanda, abordagem durante uma acção de formação, promovida pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP).


Com o objectivo ainda de fornecer uma perspectiva deste sistema, bem como os desenvolvimentos recentes em Angola, nos demais países lusófonos e em África, foram dados a conhecer, na ocasião, os conceitos fundamentais, processos e procedimentos de avaliação de políticas públicas e da monitoria.

Aspectos como Fundamentos de Avaliação, Desenhos de uma Estratégia de Avaliação, Exemplos de Sistemas de Monitoria e Avaliação a Nível Nacional, bem como Balanço de Experiências Pessoais e Organizacionais de Monitoria e Avaliação, foram ainda abordados.

A formação, de índole teórica, teve uma abordagem metodológica participativa, baseando-se em exemplos práticos de avaliações e partilha de experiências entre países lusófonos.

Segundo a Assistente Técnica da União Europeia do MEP, Elsa de Morais Sarmento, é um tópico que é muito desenvolvido internacionalmente e que Angola tem vindo a dar passos significativos nessa matéria de extrema importância.

Esta actividade vai permitir os participantes terem uma visão das boas práticas  internacionais, bem como dar uma perspectiva de como esta área pode evoluir para o futuro e como este instrumento pode ser usado para melhorar as áreas de políticas públicas do país, afirmou.

A avaliação ajuda a construir o plano de desenvolvimento nacional e o melhoramento da responsabilização e prestação de contas.

Fornece ainda diversos conteúdos, recomendações e implementação de acções dentro das políticas públicas e pode ser aplicada em vários projectos, avançou.

A acção formativa foi aberta à todos os interessados na temática, nomeadamente funcionários da Administração Pública, Organizações nacionais  e internacionais, académicos e agentes da sociedade civil.

   





+