SIC trava saída ilegal de mais de 11 mil litros de combustível

     Economia           
  • Cunene     Terça, 28 Junho De 2022    19h30  
Combustível apreendido na fronteira com a Namíbia
Combustível apreendido na fronteira com a Namíbia
Jose Cachiva

Ondjiva - Onze mil e 725 litros de combustível, que tinham como destino à República da Namíbia, foram apreendidos no decurso do corrente ano, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Cunene.

Do combustível apreendido, consta 10 mil 305 litros de gasolina e mil 420 de gasóleo que tinha como fim o comércio no território namibiano.

A informação foi avançada esta terça-feira, pelo porta-voz do SIC no Cunene, intendente José Coimbra, realçando que o combustível apreendido em diferentes pontos da orla fronteiriça, resulta de acções operativas que visam desencorajar o contrabando deste bem.

De acordo com o porta-voz, o combustível é armazenado em 20 a 30 litros, que são transportados em bicicletas, motorizadas e viaturas ligeiras com depósito adaptado, a fim de ser comercializado ilicitamente na Namíbia.

Fruto destas operações, ressaltou, foi possível apreender sete viaturas namibianas que procediam o contrabando, assim como a detenção de 17 cidadãos,  13 namibianos e quatro angolanos. 

Salientou ser notório a procura, por parte de cidadãos namibianos, de combustível em território angolano, devido ao custo reduzido do preço do combustível em Angola.

Entretanto, assegurou o reforço dos mecanismos de fiscalização das acções de contrabando de combustível ao longo da fronteira comum, em cooperação com a Polícia Nacional e outros órgãos que operam na segurança da fronteira.

A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a Namíbia, sendo 340 terrestre e 120 fluviais.





+