Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

SIC frustra contrabando de mais de 30 mil litros de gasolina na fronteira com a Zâmbia

     Economia              
  • Cuando Cubango • Segunda, 16 Setembro de 2024 | 11h42
Combustível apreendido no Cuando Cubango
Combustível apreendido no Cuando Cubango
Maurício Sequesseque-ANGOP

Rivungo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação com os demais órgãos executivos do Ministério do Interior, na província do Cuando Cubango, frustraram o contrabando de 33 mil 750 litros de gasolina, que tinham como destino a  república da Zâmbia.

Em declarações hoje, segunda-feira, à Imprensa, o  superintendente chefe Novais Eduardo Chissesso, director adjunto do SIC no Cuando Cubango, disse que a operação ocorreu nas últimas 48 horas, tendo explicado que o produto era transportado em 135 bidões, com 250 litros cada, provenientes do município de Menongue, sede capital da província.

Afirmou que os meliantes, para além de terem apresentado documentos duvidosos, a quantidade do produto transportado concorre para o crime de contrabando nos termos da Lei 5/24 de 23 de Agosto, Lei de combate ao contrabando de produtos derivados de petróleo.

Explicou que, estando no município do Rivungo, o produto seria colocado em recipientes menores, como bidões de 1/20 e 1/25 litros, de forma a facilitar a acomodação em embarcações de pequeno porte e atravessar o rio Cuando, a partir do porto fluvial deste município.

Feito este procedimento, segundo o oficial, o produto estaria no espaço territorial da Zâmbia, num prazo estimado de 15 minutos.

Sobre o modo de transporte, informou que os prevaricadores usam caminhões de alta cilindragem, que facilitam a deslocação e passam em caminhos não convencionais.

Trata-se do segundo caso de apreensão de produtos derivados de petróleo em quantidades elevadas apenas este ano, depois do primeiro que foi de 15 mil 250 litros apreendidos no mês de Março, na mesma região.

A operação culminou com a detenção de seis cidadãos nacionais.

A ANGOP constatou que cinco litros de gasolina podem ser comercializados ao preço de 500 Kwatchas, moeda zambiana, equivalentes a 20 mil kwanzas, se convertidos na moeda angolana.

Feitos todos os cálculos, o negócio ilícito do combustível naquele país teria um rendimento de 675 milhões de kwanzas. MSM/FF/PLB

   

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+