Dundo – Dois cidadãos da Guiné e Mauritânea foram detidos no fim-de-semana, no municipio de Lucapa, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por câmbio ilegal de moedas nacional e estrangeiras.
A informação foi prestada esta segunda-feira pelo porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, sublinhando que os indivíduos, de 16 e 34 anos, respectivamente, tinham em posse cinco milhões 474 mil kwanzas e 750 dólares, que estavam a ser trocadas ilegalmente no interior dos seus estabelecimentos comerciais.
Realçou que em posse do cidadão da República da Guiné foram apreendidos 400 dólares e dois milhões 714 mil kwanzas, ao passo que o mauritaniano tinha USD 350 e Kz dois milhões e 760 mil.
A fonte disse que os valores apreendidos serão arrolados ao processo-crime contra os detidos, que devem ser encaminhados esta semana ao Ministério Público para os trâmites processuais legais.
Por outro lado, informou que o SIC apreendeu mil 875 litros de combustível do tipo gasóleo que se destinava ao contrabando na República Democrática do Congo.
Esclareceu que o produto estava armazenado em 75 bidões com capacidade de 25 litros cada, na fronteira do Chissanda, acrescentando que estão em curso diligências para a detenção do suposto proprietário do estabelecimento.HD