SIC destrói mais 300 maquinaria de jogos ilícitos

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 07 Agosto de 2024 | 16h54
Destruição de máquinas de jogos ilícitos no Huambo
Destruição de máquinas de jogos ilícitos no Huambo
Frank Béu-ANGOP

Huambo - Trezentas 22 máquinas de jogos ilegais, Slot Machine, foram destruídas, esta quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Huambo, soube a ANGOP, esta quarta-feira.

As máquinas de jogos ilegais foram recolhidas nos bairros Cambiote, Cachindombe, São João, São José e São Pedro, ambos na periferia da cidade do Huambo.

A operação, coordenada pelo SIC e o Departamento de Investigação dos Ilícitos Penais da Polícia Nacional, em parceria com o Instituto de Supervisão de Jogos, decorrido em Julho último, resultou na detenção de dois cidadãos chineses e um angolano, implicados na dinamização destas práticas.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC-Huambo, subinspector de investigação criminal Abel Kangombe, informou que os implicados faziam a recolha de moedas metálicas, através dessas máquinas, sem o devido pagamento de impostos.

Explicou que a retenção da moeda provoca desequilíbrios sérios ao sistema financeiro e aumenta as assimetrias económicas de qualquer país.

Sem apresentar dados, disse que a efetivação das apostas diárias resultaram em muitas desistências de crianças nas escolas e incentivaram, nas crianças, o vício de roubar moedas aos pais e encarregados de educação, principalmente, no município do Huambo.

Apelou para a cultura de denúncia das casas onde se praticam esses jogos ilícitos.

As operações de prevenção e combate aos jogos ilícitos vão prosseguir nos próximos tempos, para evitar a retenção de moedas metálicas nessas casas de jogos. LT/JSV/ALH





+