Dundo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda-Norte, apreendeu esta terça-feira, 5.525 litros de combustível (gasóleo e gasolina) contrabandeado, que tinha como destino a República Democrática do Congo, onde seria comercializado.
A informação foi prestada pelo porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, sublinhando que o combustível apreendido na orla fronteiriça do Marco-19, no município do Lóvua, está armazenado em 21 barris e 12 bidões de 200 e 25 litros, respectivamente.
Disse que durante a operação, foi possível apreender três veículos automóveis de marca Toyota , modelo Land Cruiser, que usavam ilicitamente para o transporte do combustível para a RDC.
Acrescentou que os condutores e os presumíveis proprietários do combustível colocaram-se em fuga após terem notado a presença dos agentes dos órgãos de defesa e segurança no local.
Por outro lado, informou que está detido um cidadão de 32 anos, por crime de homicídio qualificado de uma jovem, em consequência de um desentendimento originado pela prática de contrabando de combustível.
Fez saber que o suposto criminoso terá morto a sua comparsa, durante o trajecto para a fronteira do Furi-3, no período noturno, onde pretendia comercializar 50 litros de combustível, tentou violar a vítima, o que motivou o desentendimento entre os dois.
Insatisfeito com a negação, o presumível autor do crime asfixiou a mulher com um pano, até à morte e, para se livrar do corpo, queimou-a e deitou o cadáver numa mata.
Acrescentou que, fruto de uma denúncia dos familiares da vítima, foi possível a localização do corpo e a detenção do indivíduo. JV/HD