SIC apreende mais de mil pedras de diamantes

     Economia              
  • Lunda Sul • Sexta, 30 Setembro de 2022 | 11h28
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Saurimo - Mil e 65 supostas pedras de diamantes foram apreendidas essa quinta-feira, no município de Cacolo, província da Lunda Sul, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na região, por tráfico ilegal.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC na Lunda Sul, António Sacuaia, disse que a apreensão resultou de uma denúncia anónima, cujos diamantes estavam em posse de quatro cidadãos, sendo três expatriados e um angolano, residentes no município do Lucapa (Lunda Norte).

Foram igualmente apreendidos 25 telefones de marca Samsung A22, um milhão e 500 mil kwanzas, 400 dólares norte-americanos e uma viatura de marca Toyota Hilux, que usavam para o transporte.

Explicou que as supostas pedras foram adquiridas nas áreas de garimpo artesanal, na localidade do Muxinda (Lunda Norte).

Adiantou que os indivíduos foram detidos quando regressavam da referida localidade, em trânsito ao município de Cacolo (Lunda Sul) com destino ao Lucapa (Lunda Norte).

Segundo o porta-voz, já foi aberto um processo-crime e serão apresentados ao digno magistrado do Ministério Público para legalizar a situação carcerária, após o primeiro interrogatório e prosseguir com outros termos subsequentes.

Fez saber que desde o fim da operação transparência, esta é a primeira vez que o SIC apreende estas quantidades de supostas pedras preciosas.

 

 





+