Dundo - Trezentas e setenta e nove pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas sábado, nos municípios de Lucapa e Xá-muteba, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por posse e tráfico ilegal.
De acordo com uma nota do SIC, enviada este domingo, à ANGOP, os diamantes estavam em posse de quatro cidadãos estrangeiros da Índia, Guiné Conacre e Serra Leoa, com idades entre 38 e 56 anos.
A nota refere que a apreensão resulta de uma micro-operação que visa o combate ao contrabando de combustível, garimpo de diamantes, tráfico de seres humanos e imigração ilegal.
Acrescenta que na mesma operação foram apreendidas 200 mil kwanzas , duas balanças, igual número de pinças, régua de medição de diamentes, entre outros meios utilizados para o tráfico ilegal.
Os diamantes, segundo a nota, serão entregues à ENDIAMA E.P., como fiel depositário e os cidadãos supostamente envolvidos nos crimes serão encaminhados ao Ministério Público para os passos subsequentes.JVL/HD