Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

SIC apreende grandes quantidades de madeira Mussivi no Cuando Cubango

     Economia              
  • Cuando Cubango • Sexta, 12 Julho de 2024 | 14h29
Madeira do tipo Mussivi proibida de exploração em Angola
Madeira do tipo Mussivi proibida de exploração em Angola
Alberto Kalúpia -ANGOP

Menongue - Um total de 610 toros de madeira do tipo Mussivi (proibida de ser explorada) foram apreendidos, nos últimos dias, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação com o Instituto de desenvolvimento florestal (IDF).

Em declarações, quinta-feira, à imprensa, o porta-voz do SIC no Cuando Cubango, Francisco Calei, explicou que a apreensão é fruto das actividades que têm vindo a desenvolver, no âmbito da prevenção e combate aos crimes ambientais, culminando com a frustração e esclarecimento de vários crimes, com maior destaque sobre a exploração ilegal da espécie Mussivi.

Recordou que o Decreto Presidencial 278/18 orienta a cessação da exploração de madeira em todo o território nacional, designadamente de espécies como Pau-Ferro, Mussivi, Girassonde, Pau-Preto, entre outras.

Por isso, assegurou que o SIC tudo está a fazer para que os prevaricadores desta prática sejam detidos com maior brevidade, uma acção que conta com a colaboração de cidadãos estrangeiros, sobretudo chineses e angolanos, estes últimos detentores de licenças de exploração.

Conforme Francisco Calei, o incumprimento da decisão por parte dos operadores do sector florestal leva à apreensão e confisco da madeira, dos meios e do equipamento utilizado na sua transportação, a favor do Estado.

Fez saber, na ocasião, que durante o ano em curso já foram detidos sete cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 25 e 47 anos, que praticavam a exploração ilegal de madeira.

O porta-voz apelou a população no sentido de denunciar os cidadãos que realizam esta actividade, com o derrube de espécies de plantas proibidas, desde as menos crescidas, medicinais e as raras, o que constitui a violação das normas estabelecidas pelo Ministério do Ambiente. LMZ/ALK/FF/PLB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+