Luanda – A Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) angolana e a Changi Airports International (CAI), empresa gestora do aeroporto da República de Singapura, assinaram esta quarta-feira, neste país asiático, um acordo estratégico para assistência técnica, com vista a melhoria do desempenho empresarial e financeiro da operadora nacional.
O memorando, com duração de dois anos, inclui igualmente o desenvolvimento do capital humano a longo prazo, formação especializada, aperfeiçoamento da produtividade, maximização do potencial de tráfego e a rentabilidade de 16 aeroportos em Angola, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje.
De igual modo, o acordo prevê a revisão das instalações aeroportuárias e do respectivo regime de manutenção, a partir de programas específicos de envolvimento das companhias aéreas para aumentar a conectividade aérea doméstica e regional, bem como campanhas de marketing para atrair o tráfego de passageiros.
Citado na nota, o presidente da Comissão Executiva da SGA, Manuel Gomes, referiu que a parceria vai elevar os padrões de excelência em operações aeroportuárias e oferecer experiências de viagens e serviços excepcionais aos passageiros e clientes.
“Acreditamos que esta colaboração poderá impulsionar a inovação e promover o progresso, visando a construção de um futuro onde os aeroportos serão mais eficientes, seguros e sustentáveis”, considerou.
Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da CAI, Eugene Gan, afirmou que Angola possui um enorme potencial económico e turístico para ser explorado, sendo que as melhorias na conectividade aérea e na oferta de aeroportos podem ajudar a concretizar essas possibilidades.
De acordo com o gestor, também citado pela nota de imprensa, a expectativa passa por trabalhar com a SGA para elevar os padrões dos aeroportos de Angola, de modo a facilitar uma maior e melhor circulação pessoas e mercadorias a nível interno e regional.
O acto de assinatura do acordo estratégico para assistência técnica decorreu à margem da Cimeira de Aviação da Changi e do Singapore Airshow 2024, sendo testemunhado pelo secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira.
A SGA S.A. é uma entidade tutelada pelo Ministério dos Transportes (MINTRANS) e tem como missão gerir, de forma eficiente e sustentável, os aeroportos, aeródromos e todo o seu ecossistema, com vista a ser uma referência de excelência na qualidade para o sector aeroportuário em África.
Por outro lado, a Changi Airports International (CAI) é um investidor, gestor e consultor de aeroportos líder no mercado global da aviação. Como parceiro estratégico, a CAI concebe soluções integradas que permitem aos seus clientes e parceiros concretizar o seu potencial de serem aeroportos de classe mundial. A sua acção abrange mais de 20 países e 60 aeroportos no mundo. OPF/QCB