Luanda - A quarta operadora de telecomunicações em Angola, a Africell, abriu oficialmente, hoje, em Luanda, o seu serviço de telefonia móvel, após ter recebido, há mais de um ano, licença global para o efeito.
A Africell, que, desde esta quinta-feira passou a dispor de chips de telefonia móvel para os seus clientes em território nacional, obteve o título unificado de telecomunicações de Angola em Fevereiro de 2021, soube a ANGOP.
Assim, faseadamente, a Africell irá assegurar a comunicação entre os clientes actuais e futuros, tendo a oferta de mercado iniciado com a disponibilização de serviços de dados a empresas selecionadas, em Luanda.
A Africell tem vindo consistentemente a construir infraestruturas em Angola desde que obteve a licença de exploração, em Fevereiro de 2021, incluindo a abertura de um data center em Luanda, em Outubro.
Parcerias com fornecedores internacionais e locais de tecnologia como a Nokia, Oracle e Angola Cables ajudaram a criar uma rede de alta qualidade preparada para a tecnologia 5G, permitindo a disponibilização de produtos e serviços de telecomunicações rápidos, confiáveis e acessíveis.
Segundo os seus responsáveis, essa companhia já investiu mais de 100 milhões de dólares em Angola, incluindo a construção de infraestruturas físicas, e espera-se que esta taxa de investimento acelere nos próximos meses.
"A equipa Africell Angola também expandiu-se, tendo mais de 70% de colaboradores angolanos. A empresa prevê a contratação de até 2.000 colaboradores directos e indirectos até meados de 2022, sendo 95% angolanos", salientaram.
Em conferência de imprensa, os executivos dessa operadora adiantaram que as suas actividades também permitirão criar, aproximadamente, mil postos de trabalho locais entre fornecedores e outros terceiros.
Explicaram que, após à primeira chamada, as áreas de Engenharia da Africell irão monitorizar e optimizar o desempenho da rede, considerando a disponibilização de serviços por camadas a clientes empresariais e retalhista.
Entretanto, a cobertura focar-se-á inicialmente em Luanda, o principal centro social e comercial de Angola, com mais de oito milhões de habitantes, sendo posteriormente alargados para outras regiões, incluindo Lubango, Benguela e Lobito.
A companhia Africell
É uma operadora americana que, segundo especialistas, fornece cobertura de rede móvel rápida, fiável e de baixo custo, e serviços tecnológicos relacionados a mais de 12 milhões de assinantes na África Subsaariana.
Com sede em Londres, Reino Unido, a companhia emprega directa e indirectamente mais de 10.000 pessoas, e vai concorrer directamente com as congêneres Unitel, Movicel, alem da telefonia Angola Telecom, num mercado regulado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INACOM.