Serviços da ANIESA chegam ao Bié

     Economia              
  • Bié • Terça, 01 Fevereiro de 2022 | 12h03

Cuito - A província do Bié, centro de Angola, conta a partir de hoje com os serviços da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), visando facilitar um controlo mais eficaz dos empresários que exercem as actividades comerciais.

Este órgão tem como responsável Israel Chissingui Elavoko, que também é o director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado. 

A ANIESA, criado através do Decreto Presidencial n.º 267/20 de 16 de Outubro, concentra serviços de inspecção de oito sectores de actividade, nomeadamente da indústria, comércio, turismo, ambiente, transportes, saúde, agricultura e pescas.

Durante o acto de empossamento, o inspector-geral adjunto da ANIESA, Cristiano Francisco, sublinhou que, este sector, tem como missão catalogar os inspectores adstritos ao órgão e retomar o normal funcionamento das inspecções local, tendo em conta a actuação eficaz e eficiente que o Estado pretende. 

Por sua vez, o vice-governador para o sector Politico, Social e Económico desta região, António Manuel, adiantou que, além de constituir uma mais-valia este órgão, o Governo tem asseguradas as condições, quer metodológicas, técnicas quer materiais, para o bom funcionamento desta instituição.

Já Israel Chissingui Elavoko adiantou que, para o êxito das inspecções locais, as autoridades vão ter apoios das administrações municipais, onde também já possuem técnicos.

O inspector-geral adjunto da ANIESA, Cristiano Francisco, manteve ainda encontros com os directores provinciais do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e da Administração Geral Tributária (AGT), bem como os administradores municipais, e directores municipais.

A província do Bié tem perto de dois milhões de habitantes, distribuídos em nove municípios, nomeadamente Cuito, Cunhinga, Andulo, Nhârea, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chinguar e Chitembo.



Tags


Notícias de Interesse

Está cumprida a minha missão - Roque Sapiri

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 20h13

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+