Luanda - Equipas técnicas das repúblicas de Angola e do Senegal reuniram, quinta-feira, em Luanda, para dar início à troca de experiência no domínio dos hidrocarbonetos e energia, após a assinatura do acordo de cooperação entre os dois países.
Tal como prometido pelo Presidente da República do Senegal, Macky Sall, na recepção que lhe foi concedida pelo seu homólogo angolano, João Lourenço, as equipas deram o primeiro passo em torno desta cooperação técnica e científica nas áreas dos hidrocarbonetos e energias.
À frente das equipas estiveram, pela parte angolana, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo e o da Energia e Àguas, João Baptista Borges.
Aissatou Sophie Gladima, titutar do Petróleo e Energias, encabeçou o grupo senegalês, de acordo com uma publicação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a que ANGOP teve acesso.
A exploração de petróleo no Senegal é recente, razão pela qual aquele país pretende absorver de Angola o máximo possível de conhecimentos científicos, práticos e técnicos junto de instituições ligadas ao ensino e à cadeia dos hidrocarbonetos.
A transição energética é outro tema actual que cativa a atenção dos líderes africanos e motiva a partilha de conhecimentos e experiências, entre os dois países.
A visita do estadista senegalês foi marcada com conversões oficiais Angola/Senegal entre os dois Chefes de Estado, que culminaram com a assinatura de acordos de cooperação no domínio dos petróleos, comércio e turismo.