Huambo – Duas mil 282 contas bancárias de naturezas diversas foram abertas, na província do Huambo, durante a feira Financeira realizada na Semana Global do Dinheiro.
As referidas contas foram abertas nos principais bancos comerciais, com realce para o Banco Sol, Banco Angolano de Investimentos (BAI), banco de Poupança e Crédito (BPC) e o Banco de Fomento Angola (BFA), uma iniciativa do Banco Nacional de Angola.
De acordo com o chefe de Divisão da direcção Regional Centro do BNA, Adilson Chilulu, mil 579 são de natureza normal,700 banquitas e três simplificadas foram abertas no âmbito do processo de inclusão financeira dos cidadãos com pouca capacidade económica, mediante o pagamento de 100 kwanzas e isenção de manutenção e burocracia.
Ainda em termos de balanço, apontou, igualmente, a emissão de mil 368 cartões multi-caixas, assim como o tratamento de um Terminal de Pagamento Automático (TPA) para um empreendedor.
Em função dos resultados, Adilson Chilulu considerou de positivo o balanço do evento, por ter permitido a partilha de experiências sobre poupança entre os cidadãos de vários estratos sociais, bem como da necessidade de inclusão financeira dos adolescentes e jovens estudantes.
Paralelamente, disse que o BNA, em parceria com a Administração Geral Tributária (AGT) e o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), também participantes na feira, promoveu palestras, com destaque para “O sistema fiscal angolano”, “Crédito e o endividamento”, “Formas de apoio às micro, pequenas e médias empresas”.
Segundo o respinsável, as palestras foram realizadas em diversas escolas do I e II ciclos e instituições do ensino superior sediadas nesta cidade, com a participação de mil 52 cidadãos, entre adolescentes e jovens, responsáveis do Governo local, académicos e bancários.
A Semana Global do Dinheiro decorreu de 27 a 31 de Março sob o lema “Planifica os teus gastos, planta o teu futuro” e visou desenvolver, no seio dos adolescentes e jovens, acções que permitam a tomada de decisões sólidas sobre gestão financeira.
O evento é uma iniciativa de carácter mundial holandesa marcada com actividades lúdicas, palestras e outras actividades de forma a ensinar às crianças a conservarem e a pouparem dinheiro. ZZN/VKY/NE